segunda-feira, 18 de julho de 2011

Fundação (instituição)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}}para associar este artigo com um WikiProjeto.

Uma fundação é uma instituição caracterizada como pessoa jurídica composta pela organização de um patrimônio mas que não temproprietário, nem titular, nem sócios[carece de fontes]. É uma entidade de direito privado, constituída por ata dotação patrimonial, intervivos e causamortes para determinada finalidade econômica não distributiva, segundo novo entendimento internacional.

É a pessoa jurídica composta por um patrimônio juridicamente personalizado, destacado pelo seu instituidor ou instituidores, para uma ou mais finalidades específicas, sem fins lucrativos. Não tem proprietário, nem titular, nem sócios ou acionistas[carece de fontes]. Consiste apenas num patrimônio destinado a um fim econômico determinado por ou pela lei, segundo novo entendimento internacional, dirigido por administradores ou curadores, na conformidade de seus estatutos.

Em Portugal existem cerca de 1200 fundações (2009).[1]

Referências

  1. João d´Espiney (2009-12-28). Governo já aprovou mais de meia centena de fundações. Jornal Público. Página visitada em 2010-02-21.


Ícone de esboçoEste artigo sobre direito é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário